Pesquisa de receitas

domingo, 11 de setembro de 2011

Croquete de Carne pra belisco ou lanchinho


Quando era pequeno tinha o prazer de comer em meu lanche da tarde um croquete caseiro, receita da minha avó, que minha mãe fazia muito bem.

Croquete de carne:
1,5 kg de carne (coxão duro ou mole, braço ou patinho)
3 dentes de alho
Salsinha e cebolinha a gosto
Água
1 cebola média
2 colheres de sopa de manteiga
 2 colheres de sopa de óleo*
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 copo de leite
1 ovo*
*Farinha de rosca e ovos extras para empanar e óleo extra para fritar os croquetes

Tempere a peça de carne com o alho amassado e parte da salsinha, em uma panela de pressão coloque o óleo e sele a carne (frite ela até começar a dourar) depois acrescente a água e feche a panela de pressão, Cozinhe por 40 minutos ou até estar macia e desfiando.

Passe a carne cozida no processador (ou liquidificador em cubinhos) para que fique bem moída. Reserve.

Em outra panela faça um creme branco esquentando a manteiga e colocando a cebola picada para fritar, acrescente a farinha e deixe fritar por um pouco mais, acrescente o leite e deixe em ponto de mingau (mais espesso que um molho de macarrão).

Coloque a carne processada em uma tigela e faça uma cavidade no meio para incluir a salsinha e a cebolinha bem picada e coloque junto o creme branco e o ovo. Chame aquele sobrinho cheio de energia, que não para de correr na sala, para amassar a mistura. Deixe bem uniforme e com uma colher de sopa faça um “croteste”.

Empane esse “croteste”, passe rapidamente no ovo cru e depois na farinha de rosca e em uma casarola cheia de óleo quente frite-o. Os croquetes devem estar completamente cobertos de óleo e não deve se fritar muitos ao mesmo tempo para não esfriar o óleo e encharcar de óleo.

No “croteste” veja se ele está com formato prefeito, caso abra na fritura coloque mais farinha na massa , casso fique muito duro coloque mais leite. Corrigido a massa basta fritar e correr pro abraço, ou correr para queimar essa gordura extra que dificilmente fará com que você não coma só um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário