Pesquisa de receitas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Carbonara da Familia Mattoso

Isso mesmo uma receita italiana tradicional e autentica da família Mattoso.....

Pra falar a verdade ela foi confiada ao meu avô por um amigo português, mas isso não tira o seu charme e muito menos seu sabor.

Carbonara a lá Mattoso

500 g Macarrão (sugiro espaguete)
100 g de Manteiga sem sal recém tirada da geladeira
100 g Queijo Parmesão Ralado
100 g de Bacon
2 gemas – guarde as claras para fazer um mouse de chocolate gaúcho

Modo de fazer:

Use a regra do 1/100/1 para o macarrão (1 g de sal em 1 L de água fervente para cada 100 g de massa) para uma massa “Al dente”. Enquanto a água ferve, misture a manteiga com o queijo ralado e as gemas e reserve, deve ficar pastoso mas um pouco rígido ainda.
Em uma frigideira coloque o Bacon em pedacinhos pequenos para fritar em fogo baixo para ficar crocante e soltar bastante a gordura.
Coloque a massa para cozinhar e pouco antes de escorrer misture aos poucos o bacon, anda quente e sem a gordura, com a pasta de queijo e manteiga . Mexa essa mistura para não cozinhar a gema e tomar consistência de molho um pouco grosso.
Escorra o macarrão e cubra com o molho grosso misturando bem para não cozinhar a gema e afinar o molho.


Essa receita serve 4 pessoas.

OBS: Pai se coloquei alguma informação errada me avise para corrigir antes que o vovô puxe meu pé quando estiver dormindo.

Correção (08/02/2012)- Apesar de ter entendido que o amigo era Portugues meu pai confirmou (nos comentátios) que o "gajo" era Italiano.

Um comentário:

  1. Muito bom! Bem explicado. Apeas uma correção: quem passou a receita para meu pai, seu avô, foi um amigo dele "italiano" chamado Mario Barone, com o compromisso de não passar esta receita para nenhum restaurante. É uma receita dos homens da família. Façam bom proveito e, não deixem nenhum restaurante ler esse blog, tá?

    ResponderExcluir