Pesquisa de receitas

terça-feira, 19 de março de 2013

Empanadas Chilenas - Receita de avó (Não da minha)

Delicia de empanadas, caseiras, com ovo e cerveja. Uma mistura bombástica para um dia de rei (ou de fantasia de mascara de gás). Essa é uma receita de como as avós chilenas faziam as empanadas. A minha avó, antes que perguntem, tem outras especialidades (Bacalhau, Costela Assada, Bolo de Fubá entre outras), essa é a avó de algum Chileno.

Empanadas Chinelas Chilenas:

Para a Massa:

4 xícaras de farinha de trigo (branca)
1 colher de sobremesa de sal
300 g de manteiga
1 xícara de cerveja Pilsen (ai sim!!) - pode ser vinho seco ou água.
4 gemas de ovo (1 para pincelar a massa)
50 ml de leite (pincelar a massa)

Para o recheio:

3 batatas descascadas
1/2 cebola picada
2 tomates picados
500 g de carne moída
20 azeitonas sem caroço e em rodelas (Aprox. 70g)
1/2 colher de coentro ou orégano
1/2 colher de pimenta do reino
80 g de pimenta sortidas picadas (Pondere bem as picantes com as de cheiro)
Sal a gosto
1 colher de azeite
2 ovos cozidos

Como fazer:

A Massa - Abra a cerveja, sirva um copo para você enquanto ainda está gelada. Misture a farinha, sal e a manteiga até achar uma mistura arenosa. Faça um buraco no meio dessa massa e coloque as gemas misture até perder as linhas amarelas da gema na massa. Acrescente a cerveja aos poucos. A imagem abaixo pode ajudar a ver o ponto da massa:



O ponto da masse é um  pouco difícil de descrever mas deve ser levemente quebradiço quando abre a massa na mão, afundar o dedo e não retornar e oferecer pouca resistência se passar o dedo sem pressionar em seu topo, desenhando uma linha leve. Deixe descansar por cerca de 1 hora coberta para não ressecar.

Para abrir a massa utilize um rolo de macarrão ou a garrafa da cerveja, corte com uma xácara larga, um molde cortador ou um utensilio para fazer pasteis (loja de R$ 1,99 tem de vários tamanhos).

Para o recheio:

Cozinhe as batatas descascadas e em pedacinhos em pouca água (apenas para cobrir) e fogo baixo. Em outra panela bem quente , jogue a carne e o azeite, após uma boa fritada de um lado mexa a carne e coloque os demais ingredientes, menos os ovos cozidos. Não cozinhe muito pois ainda vai ao forno. Apague o forno e inclua as batatas cozidas.

Na hora da montagem de cada uma das empanadas coloque entre 1 e 2 colheres (depende do tamanho da empanada) de recheio e um pedaço do ovo cozido.

Fechar a massa da foma la da imagem é uma especialidade a parte. Pode ser com a mão (com vê no vídeo abaixo), com um carretel certificando com grafo que tá bem fechada ou com o utensilio de fazer pastel (mágico isso).


Pincele com uma gema de ovo e leite

Para assar :

Leve ao forno até que dourem em cima - cerca de 25 min. em fogo médio-baixo.

Rende cerca de 25 empanadas médias

Pode congelar assada para comer outro dia. Descongele e esquente no microondas por 30 seg. que continua saborosa e crocante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário